Monthly Archives: dezembro 2016

Trump propõe fortalecimento e expansão de arsenal nuclear dos EUA31

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu nesta quinta-feira (22) o fortalecimento e a expansão da capacidade nuclear do país até o mundo entre em acordo sobre as armas atômicas.

A declaração foi feita pelo republicano no Twitter, rede social usada por ele desde a campanha para expressar opiniões. No período de transição, Trump está usando os tweets para revisar ideias e estabelecer princípios antes de assumir o cargo, em janeiro.

“Os EUA devem fortalecer e expandir em grande medida sua capacidade nuclear até o momento no qual o mundo entre em acordo em relação às armas nucleares”, disse Trump na mensagem.

A declaração isolada do presidente eleito dos EUA foi dada pouco depois de o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter defendido um reforço do potencial nuclear do país em uma reunião com o Estado-Maior do Ministério da Defesa.

Putin disse que o fortalecimento das forças estratégicas russas deve ocorrer, antes de tudo, “mediante a incorporação de sistemas de foguetes capazes de superar de maneira garantida os atuais sistemas de defesa antimísseis e aqueles que estão em desenvolvimento”.

O presidente russo afirmou também que as forças convencionais do país devem ser elevadas a um “novo nível qualitativo” que permita “neutralizar qualquer ameaça militar contra Rússia”.

Trump está na Flórida para o período festivo de Natal, mas segue realizando reuniões para definir seu novo governo. A equipe de transição afirma, entre outras coisas, que Trump reconhece as ameaças catastróficas provocadas pelas armas nucleares e pelo ataque cibernético.

O presidente eleito diz que modernizará o potencial nuclear americano para “garantir que ele seja um elemento dissuasório efetivo”.
 http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2016/12/22/trump-propoe-fortalecimento-e-expansao-da-capacidade-nuclear-dos-eua.htm

Juros do cartão de crédito serão reduzidos pela metade, anuncia Temer231

Os juros do rotativo do cartão de crédito terão uma redução de mais da metade no primeiro trimestre de 2017, anunciou o presidente Michel Temer nesta quinta-feira (22). O anúncio foi feito em café da manhã com jornalistas.

Há uma semana, o presidente já havia afirmado que o governo estudava formas de baixar os juros do cartão, mas ainda não havia anunciado o tamanho do corte esperado. O governo não explicou ainda como isso será feito.

“(…) no primeiro trimestre desse ano [2017] haverá uma redução de mais da metade dos juros cobrados no cartão de crédito. Em duas hipóteses: a hipótese do juro do cartão, que é aquela coisa dos 30 dias, que é o chamado rotativo, onde haverá essa redução de mais da metade do que hoje se cobra. E em segundo lugar, 30 dias após –é isso que está sendo imaginado–, haverá um parcelamento daqueles que não pagaram, e esse parcelamento ainda receberá juros inferiores, menos da metade, quer dizer, menos da metade do que é cobrado no rotativo”, disse o presidente.

Temer também anunciou que o trabalhador poderá sacar todo o dinheiro que tem em contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). As contas inativas são aquelas que não recebem depósitos há pelo menos três anos.

O governo prometeu anunciar ainda hoje mudanças nas leis trabalhistas, incluindo plano de seguro para emprego, que será enviado ao Congresso Nacional por meio de medida provisória.

Juros do cartão estão entre os mais altos

Os juros médios do cartão de crédito estão entre os mais altos do mercado. A taxa chegou a 459,53% ao ano em novembro, segundo pesquisa da Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).

Os juros do rotativo do cartão de crédito são cobrados quando o cliente não paga o valor total da fatura.  Atualmente, o cliente tem a opção de pagar apenas uma parte do valor da fatura, o chamado valor mínimo (15%) e deixar o saldo restante para o próximo mês. Essa operação é chamada crédito rotativo.

Essa operação, ao lado do uso do cheque especial, envolve a cobrança dos juros mais altos do mercado. Por esse motivo, deve ser sempre evitada.

Os juros são definidos pela instituição financeira e cobrados sobre a quantia que deixou de ser paga. No site do Banco Central (http://zip.net/bgtcRG – link encurtado e seguro), é possível conhecer as taxas de juros de todas as instituições financeiras.

Governo aposta em ‘pauta positiva’

O governo vem anunciando propostas para tentar estimular a economia e tirar o país da crise. Muitas dessas medidas ainda estão em estudo e não têm prazo determinado para entrar em vigor.

desempenho da economia continuou ruim no segundo semestre deste ano, o que colocou em xeque o otimismo visto com a mudança de governo (Michel Temer assumiu interinamente a Presidência em 12 de maio).

O anúncio de medidas consideradas positivas também acontece num momento em que o governo tenta reverter um desgaste de imagem, após a cúpula do Palácio do Planalto –incluindo o próprio presidente– ter sido citada em delação premiada da Odebrecht, no âmbito da operação Lava Jato.

Para especialistas, o “minipacote” divulgado na semana passada é “positivo, mas não resolve”. A principal crítica é que as propostas não têm relação entre si, parecem um “catadão de medidas”, e devem ter quase nenhum impacto na retomada da economia.

http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2016/12/22/juros-do-cartao-de-credito-serao-reduzidos-pela-metade-anuncia-temer.htm

SAIBA COMO CONFERIR O SALDO DO SEU FGTS

 

 

O Presidente Michel Temer anunciou um pacote de medidas trabalhistas, entre as quais a liberação para os trabalhadores sacarem o saldo das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), proposta que deve atingir mais de 10 milhões de brasileiros. A seguir, tire suas dúvidas a respeito de contas inativas e como é o processo para a consulta do saldo do FGTS:

O que são contas inativas? As contas inativas do FGTS são aquelas em que o trabalhador não recebe mais os depósitos do empregador graças ao término do contrato de trabalho por qualquer motivo.

Como conferir seu FGTS? O site da Caixa Econômica Federal permite consultar o saldo do FGTS informando o NIS (PIS/Pasep), número que pode ser obtido na carteira profissional, e uma senha que deve ser criada pelo próprio trabalhador. No mesmo endereço eletrônico é possível optar por receber mensalmente informações sobre o saldo por e-mail ou SMS.

Como vai ser agora? Até o dia 1º de fevereiro o cronograma para o saque do FGTS deve ser anunciado, segundo o ministro do Planejamento Dyogo de Oliveira. Antes desse anúncio do governo, apenas os brasileiros que estivessem desempregados poderiam sacar o FGTS e o último depósito deveria ter mais de três anos. Com a medida, será possível sacar o valor das contas inativas contanto que o afastamento do emprego tenha sido até 31 de dezembro de 2015. Não será permitido resgatar o saldo referente ao emprego atual. Havia um limite de saque entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil, que foi abolido pela nova proposta.

Saiba como conferir o saldo do seu FGTS

 

Avião com 118 pessoas a bordo é sequestrado na Líbia

  • Tropas maltesas atuam no sequestro de avião líbio; negociações garantiram liberação segura de passageiros e tripulantes
  • Tropas maltesas atuam no sequestro de avião líbio; negociações garantiram liberação segura de passageiros e tripulantes

Um avião que fazia um voo interno na Líbia foi sequestrado e desviado para Malta, onde pousou no aeroporto da capital La Valletta nesta sexta-feira (23). O Airbus A320, da companhia aérea estatal Afriqiyah Airways, levava 118 pessoas a bordo (111 passageiros e 7 tripulantes). Em terra, as negociações com as autoridades locais duraram mais de três horas e terminaram com a libertação de todos os passageiros e tripulantes em segurança e a detenção dos dois sequestradores.

A coordenação das operações de serviços de segurança informou que o avião ia de Sabha para Tripoli. Eram 111 passageiros, sendo 82 homens, 28 mulheres e uma criança. A pequena ilha de Malta fica a 500 quilômetros da costa da Líbia.

O anúncio do fim do sequestro aconteceu pouco depois das 12h40. O primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, informou, via Twitter, que o restante da tripulação e os dois sequestradores haviam deixado a aeronave sob proteção, depois de todos os outros 109 passageiros terem desembarcado em segurança. Segundo Muscat, os sequestrados se renderam e foram levados sob custódia. Segundo fontes locais, eles teriam pedido asilo político em Malta.

http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2016/12/23/aviao-com-118-pessoas-a-bordo-e-sequestrado-na-libia.htm

Polícia italiana mata suspeito de ataque em Berlim41

O suspeito de ter executado o atentado contra uma feira de Natal na segunda-feira (19) em Berlim, na Alemanha, foi morto na madrugada desta sexta-feira (23) nos arredores de Milão, na Itália. No ataque de segunda com um caminhão na capital alemã, reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico, 12 pessoas morreram e pelo menos 48 ficaram feridas.

Anis Amri, um tunisiano de 24 anos, foi encontrado em um posto de controle da polícia em uma estação ferroviária da cidade de Sesto San Giovanni, próxima de Milão. Amri foi parado, por volta das 3h –horário local– por dois policiais. Ele estava andando sozinho e teria se recusado a mostrar seus documentos. Ao ser abordado, segundo a polícia, o jovem puxou uma arma e feriu um dos policiais no ombro direito. O colega do agente, então, disparou contra o suspeito, matando-o.

As autoridades italianas divulgaram as identidades dos policiais: o policial ferido é Christian Movio, 36, e seu colega, Luca Scatà, 29. Movio foi internado em um hospital de Monza e submetido a cirurgia. Ele passa bem.

O Estado Islâmico reconheceu em nota a morte de Anis Amri, que chamou de “executor dos ataques em Berlim”, de acordo com publicação da agência de notícias Amaq, ligada ao grupo. “O executor dos ataques em Berlim realizou um outro ataque contra a polícia italiana em Milão e foi morto em um tiroteio”, afirma o comunicado divulgado pela agência.

Em entrevista coletiva mais cedo, o ministro italiano do Interior, Marco Minniti, afirmou que não havia “sombra de dúvida” de que o suspeito morto se tratava do tunisiano Anis Amri e elogiou os policiais que faziam a ronda de rotina: “Eles foram muito corajosos”. E complementou: “Agradeço aqueles que estão na estrada neste momento, a polícia, as forças armadas porque não é fácil confrontar com uma ameaça de terrorismo e garantir um nível adequado de segurança. Mas nós garantimos. Sucesso a todos”.

Em pronunciamento, o primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni, disse que logo pela manhã informou a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, sobre as operações policiais. Para ele, o caso mostra como é importante um “acréscimo do controle do território” nacional, além do aprofundamento da “colaboração em nível internacional”.

Gentiloni sublinhou que “a atenção continua máxima” e que a resposta rápida dos agentes italianos prova aos cidadãos que a “Itália está presente”. “Pela operação desta noite quero agradecer a polícia, os ‘carabinieri’ [policiais], as forças armadas, as inteligências, ou seja, os homens e mulheres do nosso aparato de segurança empenhados nestas horas e dos quais a Itália é agradecida. Uma gratidão especial vai ao jovem agente Christian Movio, que ficou ferido, e ao seu colega, Luca Scatà, policiais que mostraram coragem e capacidade profissional notáveis”, afirmou.

Gentiloni se dirigiu também aos italianos, que se preparam para a celebração do Natal, dizendo que o governo está trabalhando em várias frentes para garantir a segurança. Por fim, se dirigiu especialmente aos familiares de Fabrizia Di Lorenzo, italiana morta no atentado de Berlim, oferecendo seu “abraço”.

Angela Merkel também se pronunciou nesta sexta e disse que o perigo imediato havia sido descartado, após a morte do suposto autor do ataque em Berlim. “Podemos nos sentir aliviados”, declarou, na capital alemã. Mas ressalvou: “O perigo terrorista em seu conjunto continua presente, como desde há vários anos”.

Agradecendo a intervenção da polícia da Itália, a chanceler situou o terrorismo como um problema para os países em geral: “O terrorismo é um desafio para todos nós”.

A investigação sobre o caso de Anis Amri ficará a cargo da Promotoria de Monza, conduzida pela promotora Luisa Zanetti. Contará também com o apoio da Agência Antiterrorismo de Milão.

A polícia italiana assumiu nesta sexta que não sabia com quem estava lidando. “Foi por acaso que o descobrimos durante um controle de rotina, parece absurdo, mas é verdade”, disse o chefe da polícia Antonio de Iesu sobre Anis Amri. “Não tinha documentos, era um fantasma. Só carregava a arma com a qual atirou. Não tinha celular, levava uma pequena faca e algumas centenas de euros.”

De acordo com Iesu, o tunisiano “estava tranquilo” quando os policiais o abordaram. “Pediram que esvaziasse a mochila que carregava. Então, com um gesto repentino, sacou uma pistola calibre 22 já carregada, pronta para uso, e atirou [ferindo um dos policiais”, resumiu. O chefe da patrulha então reagiu, disse Iesu, ferindo-o na lateral, o que causou a sua morte após 10 minutos.

HBO anuncia chegada do HBO GO ao Brasil em dezembro

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/hbo-anuncia-chegada-do-hbo-go-ao-brasil-em-dezembro.ghtml

O anunciou nesta que seu serviço de vídeos sob demanda, o HBO GO, começará a funcionar no Brasil a partir de dezembro para assinantes que não tenham o canal em seu pacote. Concorrente direta da Netflix, o serviço chega por meio de um aplicativo independente que permite aos usuários assistirem a qualquer hora a filmes e séries do catálogo da emissora.

O HBO GO começa a funcionar na próxima quarta-feira (7), por enquanto, apenas para clientes do plano de banda larga fixa da Oi. A assinatura mensal custará R$ 34,90 em três estados (Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia) e no Distrito Federal. Nos Estados Unidos, a mensalidade custa US$ 15.

Em comunicado, a HBO informou negociar com outros provedores para ampliar a área de cobertura já em 2017.

A assinatura permite que os usuários assistam a séries e filmes em até dois aparelhos ao mesmo tempo. O app funciona em dispositivos Android, iPhones, iPads, da Apple, em computadores e nos Xbox, da Microsoft.

Vírus para Android ‘Gooligan’ rouba um milhão de contas do Google

http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=44147&sid=18

Da redação … 02/12/2016 … Convergência Digital

Uma praga digital para Android já obteve chaves de autorização para acessar mais de um milhão de contas do Google e ainda está comprometendo aproximadamente 13 mil contas por dia, segundo um alerta divulgado pela empresa de segurança Check Point esta semana. A empresa batizou o vírus de “Gooligan”, revela reportagem do portal G1.

O código é distribuído principalmente em lojas de aplicativos não oficiais com diversos nomes, como ” Wifi Accelerate” e “Html5 Games”. Quem baixa aplicativos apenas do Google Play e tem o celular configurado para bloquear instalações de aplicativos de fontes não confiáveis não deve ter sido contaminado com esse vírus.

Os usuários do sistema operacional Android podem ser identificados quando estiverem on-line no Google Talk, através de um pequeno aplicativo disponível no Google Labs Uma praga digital para Android já obteve chaves de autorização para acessar mais de um milhão de contas do Google e ainda está comprometendo aproximadamente 13 mil contas por dia, segundo um alerta divulgado pela empresa de segurança Check Point esta semana. A empresa batizou o vírus de “Gooligan”.

O código é distribuído principalmente em lojas de aplicativos não oficiais com diversos nomes, como ” Wifi Accelerate” e “Html5 Games”. Quem baixa aplicativos apenas do Google Play e tem o celular configurado para bloquear instalações de aplicativos de fontes não confiáveis não deve ter sido contaminado com esse vírus.

O Google afirmou que já está comunicando os usuários que tiveram suas contas acessadas indevidamente pelo vírus. Segundo Adrian Ludwig, diretor de segurança do Android no Google, não há evidências de que dados dos usuários tenham sido acessados. Ludwig também explicou, em uma postagem no Google+, que o Gooligan faz parte de uma campanha de ataques conhecida como “Ghost Push” que envolveu mais de 40 mil apps falsos em 2015.

Segundo a empresa de segurança Check Point, alguns modelos de celular podem não ter recebido as atualizações que corrigem as falhas exploradas pelo vírus. Aparelhos que possuem o Android 6 (“Marshmallow”) estão imunes. O vírus usa o poder de root para alterar o serviço do Google no celular. Com isso, ele captura a chave (token) de autenticação, que dá acesso à conta do Google. O vírus também instala programas publicitários e aplicativos de terceiros no Google Play. Depois de fazer isso, a praga ainda deixa análises positivas falsas nos aplicativos “patrocinadores”.

Segundo ainda a Check Point, 57% das vítimas do Gooligan estão localizadas na Ásia. Outras 19% residem na América, enquanto 15% estão na África e 9% na Europa.

Fonte: portal G1

8 mil servidores federais recebiam Bolsa Família irregularmente, diz ministério

Levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), divulgado nesta quinta-feira (1º), aponta que 7.961 servidores públicos eram beneficiários do Bolsa Família de forma irregular. Em alguns casos, os funcionários declaravam uma renda inferior a que tinham para se adequarem ao cadastro do programa.

O resultado do estudo foi obtido pelo MDSA por meio de um cruzamento de informações da base de dados dos servidores federais, o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Governo Federal (Siape), com a folha de pagamentos do Bolsa Família. Dos quase oito mil funcionários que recebiam o benefício sem atender os requisitos do programa, 2.458 são estagiários ou menores aprendizes.

De imediato, 759 servidores tiveram seus benefícios bloqueados. Eles continuarão como beneficiários do programa, mas sem receber o pagamento até que comprovem ter renda compatível com a exigida pelas regras do Bolsa Família.

Os funcionários que apresentaram renda superior ao valor fixado tiveram o benefício cancelado já na folha de pagamento de novembro. Neste caso, 3.394 benefícios foram cancelados.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário solicitou a devolução dos valores pagos indevidamente. O governo federal assiste 13,5 milhões de famílias hoje com o Bolsa Família. O valor médio do benefício é de R$ 183,78. Os recursos variam de acordo com a quantidade de membros de cada família, idade e renda declarada no Cadastro Único para Programas Sociais do governo.

Bloqueio do Bolsa Família
O servidor cujo benefício foi suspenso tem até seis meses para regularizar as supostas inconsistências no cadastro.

O bloqueio do pagamento do Bolsa Família ocorre quando há erros nas informações do cadastro do beneficiário, enquanto o cancelamento acontece se a faixa de renda do funcionário estiver acima da delimitada pelo programa.

Mesmo após o pente-fino do ministério, nada impede que o cancelamento seja revertido se o antigo beneficiário comprovar renda familiar de R$ 170 por pessoa.

Portas Abertas alerta para flerte de Cuba com o islamismo; País sufoca os cristãos há anos

Cuba, a ilha comunista na América do Norte, é conhecida como um país perseguidor de cristãos. Agora, como forma de estreitar laços com países adversários dos Estados Unidos, a nação passou a abrir portas para o islamismo.

A Missão Portas Abertas, que está presente em mais de uma centena de países, divulgou comunicado alertando para o fato de que Cuba tem buscado parcerias com o mundo muçulmano desde que o Irã passou a investir em centros islâmicos para difundir a religião na América Latina.

Uma prova da flexibilização da postura de Cuba em relação ao islamismo está no fato de que o presidente turco Recep Tayyip Erdo?an anunciou investimento para construção de uma mesquita na capital Havana (foto), no ano passado.

Fiéis muçulmanos praticam sua religião sem obstáculos, fazendo orações ajoelhados em direção a Meca e usando os trajes típicos. Uma realidade impensável há alguns anos, já que os irmãos Castro – ditadores que governam Cuba há décadas – tornaram o país conhecido por ser um reduto ateu no mundo.

A expansão do islamismo projetada pelo Irã segue com a abertura de mesquitas no México, Colômbia e Venezuela. “No caso de Cuba, o que mais chama a atenção dos religiosos é que o país que se declara comunista e que tem sufocado a liberdade dos cristãos, agora está se abrindo para o islã. A lei permite o cristianismo somente na teoria, mas na prática já excluiu o ensino religioso nas escolas públicas, algumas igrejas já foram destruídas e outras tiveram suas atividades encerradas”, enfatiza a nota da Portas Abertas.

Relatos de cristãos sendo agredidos fisicamente porque protestavam contra a demolição de um templo por funcionários do governo chegaram à imprensa internacional recentemente. Quando não há violência física, há o achincalhe público, com cristãos sendo taxados de “subvertidos”.

A intolerância religiosa contra cristãos existe também na legislação, que de forma sutil, impõe restrições significativas sobre evangelismo em áreas públicas, encontros e cultos.
Oremos pelos irmãos da Igreja Perseguida em Cuba e por todo o país, que precisa experimentar a liberdade de pensamento, social e econômica.

 

 

Missionária sequestrada nas Filipinas testemunha conversão de terroristas: “Deus escreve boas histórias”

1

O casal missionário Martin e Gracia Burnham (foto) viveu um episódio de terror em 2001, quando foram feitos reféns nas Filipinas ao lado de outros dezoito cristãos pelo grupo extremista Abu Sayyaf. Na ação de resgate feita pelo exército do país, em 2002, Martin perdeu a vida.

“Deus escreve histórias muito boas”. Essa é a constatação da missionária norte-americana hoje, 15 anos depois do episódio. Numa visita recente às Filipinas, ela soube que alguns dos terroristas que a mantiveram refém na selva da ilha Mindanao se converteram ao Evangelho.

A observação veio de Gracia Burnham, uma missionária americana que, juntamente com seu marido Martin e outros 18 cristãos, sofreram uma um episódio de tensão e medo nas mãos do notório grupo terrorista Abu Sayyaf, nas Filipinas que os sequestrou em 2001 e os manteve prisioneiros por um ano na selva da ilha de Mindanao.

“Deus escreve histórias realmente boas, tudo isso pode estar acontecendo nas Filipinas e eu nem sequer sei sobre isso, mas o Senhor me deixou estar em alguma parte dessas histórias, e eu sou muito grata a Ele”, disse a missionária, que descobriu que estes novos convertidos ainda cumprem pena em uma prisão de segurança máxima em Manila por causa do crime.

Para Gracia, a experiência de viver meses como refém do Abu Sayyaf mudou sua forma de olhar para a vida: “Eu acho que se você perguntasse aos meus filhos, eles diriam que uma mãe diferente saiu daquela selva”, disse ela. “Eu sempre fui uma pessoa realista, ‘preto no branco’… Então, de repente, o meu chão caiu e eu me vi no meu ponto mais baixo. Eu me deparei com o meu pecado e o meu ódio por aqueles caras [sequestradores] e isso foi chocante. Então quando eu me vi da maneira que eu realmente era, aprendi sobre a a graça de Deus de uma maneira totalmente nova”, contou.

Na entrevista concedida à Mission Network News (MNN), Gracia Burnham disse que hoje vê o trabalho missionário como algo que se sustenta em um conceito muito simples: “Eu acho que minha filosofia em missões é que você simplesmente ama as pessoas e as convida a conhecer suas circunstâncias. Você lhes conta a sua história e o que Deus fez por você, e como Deus pode trabalhar em seus corações e vidas também”, disse.

De sua experiência, ela tirou uma lição imutável: cristãos que saem em projetos de missões transculturais correm grandes perigos: “Oro para que eles tenham um lugar para dormir esta noite; para eles tenham um travesseiro para suas cabeças, um cobertor sobre eles para não para não passarem frio, uma xícara de café quente com açúcar – algo que venha a abençoá-los; algum incentivo da Palavra de Deus. Eles precisam das coisas básicas, então minhas orações por eles são muito simples: ‘Deus, dê-lhes o que eles precisam hoje, seu pão diário; dê-lhes algo para que possam se apoiar no Senhor e encorajarem seus corações. Que eles possam sempre saber: ‘Deus está aqui comigo’”, concluiu.

Missionária sequestrada nas Filipinas testemunha conversão de terroristas: “Deus escreve boas histórias”

Missionária sequestrada nas Filipinas testemunha conversão de terroristas: “Deus escreve boas histórias”