SAIBA COMO CONFERIR O SALDO DO SEU FGTS

 

 

O Presidente Michel Temer anunciou um pacote de medidas trabalhistas, entre as quais a liberação para os trabalhadores sacarem o saldo das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), proposta que deve atingir mais de 10 milhões de brasileiros. A seguir, tire suas dúvidas a respeito de contas inativas e como é o processo para a consulta do saldo do FGTS:

O que são contas inativas? As contas inativas do FGTS são aquelas em que o trabalhador não recebe mais os depósitos do empregador graças ao término do contrato de trabalho por qualquer motivo.

Como conferir seu FGTS? O site da Caixa Econômica Federal permite consultar o saldo do FGTS informando o NIS (PIS/Pasep), número que pode ser obtido na carteira profissional, e uma senha que deve ser criada pelo próprio trabalhador. No mesmo endereço eletrônico é possível optar por receber mensalmente informações sobre o saldo por e-mail ou SMS.

Como vai ser agora? Até o dia 1º de fevereiro o cronograma para o saque do FGTS deve ser anunciado, segundo o ministro do Planejamento Dyogo de Oliveira. Antes desse anúncio do governo, apenas os brasileiros que estivessem desempregados poderiam sacar o FGTS e o último depósito deveria ter mais de três anos. Com a medida, será possível sacar o valor das contas inativas contanto que o afastamento do emprego tenha sido até 31 de dezembro de 2015. Não será permitido resgatar o saldo referente ao emprego atual. Havia um limite de saque entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil, que foi abolido pela nova proposta.

Saiba como conferir o saldo do seu FGTS

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *